sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Varela Pècurto: “Enfim, estou satisfeito comigo!”



Varela Pècurto falou à margem da assinatura de um protocolo de doação de cerca de 800 imagens da Mealhada no Cine-Teatro Municipal Messias, a 17 de Março. As fotografias doadas à Câmara da Mealhada documentam igrejas, paisagens, pessoas, festas e muito mais - um espólio de cerca de 750 slides e algumas fotografias que Pècurto realizou no concelho, entre 1970 e 1990. “São tantas, tantas e deram tanto trabalho que há-de haver alguém que possa tirar proveito disto tudo”, disse o fotógrafo. Assim, o que move o artista a doar as suas fotografias é a esperança de que o seu trabalho de tantos anos tenha aproveitamento.

Pècurto reuniu colecções fotográficas e conquistou  vários prémios

Eduardo Francisco Varela Pècurto, nascido em 1925, reuniu ao longo da vida várias colecções fotográficas e conquistou diversos prémios quer em Portugal, quer no estrangeiro, bem com menções honrosas pela sua técnica e pela sua arte.
 

Fotógrafo sempre procurou ir mais longe e levou a sua arte além-fronteiras

Apaixonado pela fotografia desde dos tempos do liceu, Varela Pècurto contou como tudo começou. Na altura, gostava de revistas aos quadradinhos e, como a mãe lhe dava uma parca semanada, o adolescente que não resistia a comprar as publicações ‘O Mosquito’ e ‘O Papagaio’, rapidamente ficava sem dinheiro. Como se ajeitava a fotografar, decidiu recorrer àquilo que já costumava fazer por “prazer pessoal” para ganhar “mais uns trocados”. Assim, começou a vender fotografias aos colegas mais abastados. Com o tempo, o gosto e o engenho foram-se aprimorando e, rapidamente, descobriu que ser fotógrafo era a sua grande ambição. Contrariando a família que tinha para ele outros planos, o jovem determinado em perseguir o seu sonho acabou por se profissionalizar na fotografia. Foi nessa fase, em início de carreira, que fez um juramento a si próprio: “Varela, tens que fazer mais que a maioria dos teus colegas, se não és mais um nome anónimo da fotografia!”. Promessa cumprida! Com o passar dos anos, Varela Pècurto manteve-se fiel ao seu ideal e procurou sempre ir mais além na sua profissão, deu sempre o seu máximo como fotógrafo e não se ficou por aí, tendo começado a concorrer a salões internacionais obtendo enorme sucesso. “Tenho prémios de todo o mundo em ouro, em prata, em bronze, tenho menções honrosas, estou representado no museu de arte contemporânea em Lisboa, tenho a medalha de mérito cultural outorgada pela Câmara de Coimbra, fui distinguido pela federação internacional de arte fotográfica com o título de excelência”, enumerou. Com uma vastíssima colecção de fotografias que assinalam a sua passagem por vários sítios, Pècurto afirmou: “Enfim, estou satisfeito comigo!”.
 

Eduardo Francisco Varela Pècurto - Fotógrafo
 
Eduardo Francisco Varela Pècurto - Fotógrafo
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário